Será que sou culpada por não estar conectada 24h?

Por: Gracielle Araújo 

Vivemos em um mundo em que, para não sermos deixados para trás, precisamos estar praticamente conectados 24h por dia. Mas será mesmo que vamos perder algo se dermos uma pausa? Se a gente ficar off das redes sociais para respirar? Eu acredito que não. 

Todos os dias, ao acordar, o meu ritual é pegar o aparelho celular e checar as mensagens recebidas. Como trabalho com o jornalismo, eu sou bombardeada de notícias o dia inteiro. São fontes informando de algum crime, assessores mandando sugestões de pautas ou até mesmo meus amigos enviando as notícias para mim para saber se é verdade ou para debater, principalmente se for de política.

A gente não para! Nossos pensamentos não param. Os problemas não saem da nossa mente. Ficamos conectados até quando tentamos desconectar. Em tempos de home office, de reuniões via Google Meet ou Zoom, ficou mais difícil esquecer o trabalho e viver. Sim, de viver. De dedicar um tempo para si, de tirar momentos para ler, ver filmes/séries, conversar com amigos. 

Contudo, vem a questão da culpa. Eu me culpo por tirar um espaço para mim no dia e evitar olhar o celular e as mensagens recebidas. “Onde já se viu uma jornalista tirar um tempo para desconectar”. E me culpei. Porém, percebi o quanto é importante a gente parar de se culpar por querer diminuir o ritmo, por não querer assistir telejornal em determinado dia ou até mesmo saber do que está sendo debatido na CPI da Covid, por exemplo. 

Não devemos nos sentir culpadas por não estarmos presentes como antes. Não vou me culpar por querer um tempo só para mim. Não vou me sentir culpada por desconectar das redes sociais. Não posso me sentir culpada e não vou me sentir inferior por estar priorizando a minha saúde mental acima de qualquer situação. 

A paixão pelo meu trabalho continua, mas aprendi que também tenho que tirar um tempo para mim e ficar com a família. Mas, para isso acontecer, preciso deixar o celular junto com a vida profissional de lado por algumas horas ou minutos do dia.

Muita gente ainda me questiona como eu estou conseguindo me desligar. E a resposta é a mais simples possível: também sou ser humano. Também preciso ficar fora das redes sociais. Não é saudável ficar o dia inteiro olhando o celular.  

E você? Quando foi a última vez que fez algo para si? Que esqueceu o celular, não abriu os aplicativos de mensagens e redes sociais? Acho que a maioria vai responder que faz tempo que não consegue desconectar. Mas, te digo que uma das melhores partes do meu dia é deixar o celular de lado para ler. Eu consigo desacelerar a mente e relaxo. Lembre-se que não somos máquinas. Pratique o autocuidado com você.  

Tags:

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS POSTAGENS

Menu