10 anos de luta e resistência

Por: Shirleyde Santos

 

Cantamos porque chove sobre o sulco e somos militantes desta vida e porque não podemos nem queremos deixar que a canção se torne cinzas. (Mário Benedetti)

 

A Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida completou 10 anos de luta e resistência no dia 7 de abril de 2021, data em que se “comemora” o Dia Mundial da Saúde. 

São 10 anos! Uma década gritando para o mundo que os agrotóxicos impactam todas as formas de vida; que pessoas, bichos e plantas estão morrendo; que nossa terra está ficando infértil; que o modelo de agricultura e pecuária mais estimulado em nosso país (e para onde vão os investimentos) é um modelo insustentável e destruidor, por essência.

E o que mudou ao longo desses 10 anos? A Campanha somou forças? Sim! Tivemos avanços e conquistas? Sim! Publicações e denúncias importantes? Sim! Mas também muitos retrocessos, principalmente nos últimos três anos. E não devemos e nem podemos calar! 

Desde o início do ano passado, vivemos a pandemia da Covid-19 com proporções catastróficas e, em meio às mortes que já passam de 400 mil em nosso país, a “boiada” de destruição do meio ambiente segue firme. Tivemos dificuldades em aprovar vacinas para conter o avanço da pandemia, mas a liberação de novos produtos agrotóxicos é realizada com uma agilidade impressionante. A flexibilização das legislações de proteção à saúde e ao meio ambiente e o desmonte de políticas sociais são algumas das características da atual necropolítica brasileira. E o país que se orgulha da riqueza do AGRO tem hoje uma multidão de famélicos, porque essa “riqueza” não tem por base a produção de alimentos, mas de commodities.

São 10 anos de lutas e de muita resistência! E seguiremos, porque está gravado em nós o desejo de uma sociedade justa! Lutamos porque não conseguimos ficar indiferentes à dor, às injustiças, à destruição! Lutamos porque acreditamos que é possível mudar o mundo! Lutamos porque em cada pedaço de chão onde pulsa a agroecologia, pulsa também a vida! E é essa vida que pulsa no campo que nos aponta os caminhos para não desistir! Lutamos porque, enquanto uns negam a ciência e tripudiam da dor, movimentos solidários se espalham em todo o país.

“Contra o Agronegócio, por comida, saúde e justiça social” é o lema escolhido por movimentos e organizações para celebrar esses 10 anos. Seguimos na luta pela vida e pela Agroecologia! Junte-se a nós! Há várias formas de participar da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida! Saiba mais em www.contraosagrotoxicos.com.br.

Tags:

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS POSTAGENS

Menu