Desculpa, mas vou falar de Rafa Brites

Por: Marcela Quirino

Me desculpem por já começar o texto com uma pergunta, mas: vocês seguem Rafa Brites? É, eu também não. Na verdade, não seguia até agora, quando apertei o botão do follow com muito orgulho (e muito arrependimento por ter perdido todos os vídeos que ela fez nos últimos tempos). Rafa Brites é maravilhosa – e eu não sabia disso. Ela é aquela menina linda que eu via na TV e pensava: ok, apenas mais uma global do rostinho bonito (e aqui eu tento entender em qual momento da vida a gente aprendeu esse pensamento ridículo de que uma mulher é “só mais uma” dentro de seja lá qual for o contexto).

Me desculpa, Rafa Brites. Nem você nem ninguém merece ser alvo dos julgamentos pré-conceituosos desse mundo maluco que nos ensina que mulheres são rivais. Mas como é difícil chegar a essa conclusão! Como é tenso se dar conta de que durante tanto tempo a gente alimentou essa teoria bizarra. É por isso que eu me emocionei tanto com o vídeo publicado por Rafa no seu perfil no Instagram nessa última semana. Porque ao mesmo tempo em que é triste e doloroso, é, também, bonito e libertador o processo de reconhecer nossas falhas e pedir desculpas por elas. E quantas falhas a gente comete. E quantos laços a gente deixa de criar por conta desses vacilos. Quantas possíveis amizades morrem antes mesmo de nascer, sob o ataque cruel das nossas metralhadoras de absurdos: “ela é chata; ela é metida; ela é vulgar; ela é louca; ela não é capaz; ela é inferior a mim”. 

Sim, eu já estive nesse lugar de julgadora, assim como já fui e sou, claro, muito julgada (talvez por você, que está me lendo agora). Mas, querem saber? Nada que um tempo, uma terapia e uns vídeos inspiradores (como esse) não resolvam! Uma hora a gente entende que o real sentido por trás de todo esse rolê é que a gente precisa se unir, se respeitar, se falar e se desculpar. Quando a gente pede desculpa, a gente muda o mundo. A propósito, me desculpem por não anexar aqui esse tão falado vídeo e obrigar vocês a irem até o perfil de Rafa Brites só pra assisti-lo, mas é por uma boa causa! Quero muito que vocês deixem seus likes lá e mostrem que, sim, estamos todas conscientes e unidas pelo fim dessa rivalidade que nos foi imposta. Talvez, depois de assistirem, vocês me agradeçam. Mas agora eu só peço mesmo que vocês me desculpem.

Tags:

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS POSTAGENS

Menu